A senadora Simone Tebet (MDB-MS) deve comandar o Ministério do Planejamento e Orçamento no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo da parlamentar é manter sob seu comando o comitê gestor do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A coordenação dos projetos ficará sob o guarda-chuva da Casa Civil.
Em coletiva de imprensa realizada no início desta tarde, o futuro ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o MDB confirmou a entrada de Tebet no governo Lula. No organograma do Ministério do Planejamento e Orçamento, também estarão o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
“O presidente Lula considerou o Ministério do Planejamento pela importância que tem — o acompanhamento das ações do governo e a participação do comitê gestor em programas prioritários, que são coordenados pela Casa Civil”, disse Padilha, ao ser interpelado sobre a parlamentar. “E considerou que a senadora Simone Tebet é um nome adequado para isso. Fez o convite e recebeu a sinalização positiva por parte dela.”
O futuro ministro das Relações Institucionais afirmou que o Ministério do Planejamento deve participar de programas estratégicos do governo, como Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e PPI.
“IBGE e Ipea são estruturas que já existem no Ministério do Planejamento na proposta final da transição”, explicou Padilha. “O conjunto dos projetos prioritários do governo são coordenados e monitorados pela Casa Civil.”