O ex-governador do Acre Jorge Viana, do PT, foi anunciado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, como novo presidente da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços (MDIC).
Viana foi prefeito de Rio Branco, governador do Acre por dois mandatos (1999 a 2006) e senador pelo estado em 2011. Durante o período no Senado, foi vice-presidente casa. Renan Calheiros (MDB-AL) era o presidente.
Segundo a equipe de transição do novo governo, o escolhido para o cargo “atuará para fortalecer a competitividade do Brasil nas novas fronteiras da economia, como bioeconomia e a indústria 4.0”.
A agência atua na promoção comercial para promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior e também de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil.
Outros nomes
Outro nome indicado pelo vice-presidente foi, Tatiana Prazeres, atual diretora de relações internacionais da Fiesp, para comandar a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).Tatiana é servidora de carreira do MDIC e ocupou o posto de secretária da Secex entre 2011 e 2013.