O coronel Fábio Augusto Vieira foi exonerado do comando da Polícia Militar do Distrito Federal. A decisão de demitir o comandante foi tomada na segunda-feira 9 pelo interventor federal de Segurança no DF, Ricardo Cappelli.
A intervenção federal foi decretada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), depois da invasão e da depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes, na tarde de domingo 8.
Vieira era alvo de pedidos de afastamento por parte do procurador-geral do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur.
Cappelli mencionou a substituição do comando da PM em uma postagem no Twitter, na qual fez um breve balanço das ações na área de segurança pública adotadas desde domingo.
“Em pouco mais de 36 horas, seguindo as orientações do ministro Flávio Dino, desmontamos o acampamento golpista, identificamos e prendemos cerca de 1 mil pessoas que atentaram contra o Estado Democrático de Direito e trocamos o comando da PM no DF. A lei será cumprida”, escreveu.
O ex-comandante será substituído pelo coronel Klepter Rosa, subcomandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, conforme anunciou o interventor.
Anuncio que o coronel Klepter assumirá interinamente o Comando da Polícia Militar do Distrito Federal.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) January 9, 2023