História Hoje: primeira vitória do Brasil na Fórmula Indy

Cultura

Pioneiro na Fórmula 1 e na Indy também. Aos 42 anos, o veterano Emerson Fittipaldi conquistou uma vitória histórica nas pistas em 28 de maio de 1989. O piloto venceu as 500 milhas de Indianápolis nos Estados Unidos. Nenhum outro brasileiro havia ganhado esse título do automobilismo desde a criação da competição em 1911.

Emerson Fittipaldi começou aos 23 anos na Fórmula 1 e competiu em 144 corridas de 1970 a 1980. Em 1972, tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar um Campeonato Mundial da competição ao vencer o Grande Prêmio da Itália, pilotando uma Lotus.

Em 1973, venceu a primeira corrida oficial de Fórmula 1 realizada no Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Ao todo, o piloto brasileiro subiu no alto do pódio 14 vezes, foi bicampeão mundial e duas vezes vice-campeão.

Em 1984, Fittipaldi estreou na Indy. O piloto brasileiro passou a correr em uma categoria tecnicamente diferente da que estava acostumado e surpreendeu mais uma vez. Em 1989, no circuito oval de Michigan, Fittipaldi liderou quase 80% da prova.

Lado a lado com o brasileiro, estava o norte-americano Alfred “Al” Unser, quatro vezes campeão da Indy. Depois que Al Unser saiu da pista, Fittipaldi cruzou a linha de chegada das 500 milhas de Indianápolis em primeiro lugar e quebrou uma hegemonia americana de 23 anos. Ao descer do carro, Fittipaldi foi cercado por colegas de equipe e pela imprensa. Logo em seguida, recebeu um arranjo de flores e a famosa bebida do vencedor: o leite. Em 1993, Fittipaldi venceu novamente mas, dessa vez, trocou o leite por suco de laranja, quebrando a tradição da Indy.

Na Indy, Emerson Fittipaldi disputou um total de 194 GPs da categoria com 22 vitórias. Em 1996, em Michigan, o piloto bateu a mais de 300 quilômetros por hora. O grave acidente causou uma séria lesão na cervical e outras complicações. Depois disso, o campeão deixou a Fórmula Indy.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: José Maria Pardal
Apresentação: José Carlos Andrade
Edição: Paula de Castro
Publicação web: Marizete Cardoso

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *