Com a classificação de França e Marrocos neste sábado, foram definidos todos os semifinalistas da Copa do Mundo do Catar. Além deles, Argentina e Croácia já haviam assegurado as suas vagas na última sexta-feira. Com isso, já é garantido que o Mundial deste ano terá um novo tricampeão ou um vencedor inédito.
Favoritas do ponto de vista histórico, Argentina e França contam com dois títulos cada. Os sul-americanos levantaram a taça em 1978 e em 1986. Já os franceses, atuais campeões, ficaram com o título em 1998 e em 2018. Se um deles sair vencedor no Catar, será o novo tricampeão mundial.
Atualmente, na lista de seleções campeãs, não há quem tenha conquistado apenas três títulos. Brasil (cinco títulos), Alemanha (quatro títulos) e Itália (quatro títulos) são os maiores vencedores, enquanto o Uruguai faz companhia à Argentina e França no posto seguinte, entre as seleções bicampeãs.
Inglaterra, eliminada pela França neste sábado, e Espanha completam a lista de campeões do mundo, com apenas um título. Os espanhóis, inclusive, foram os responsáveis pelo último título inédito de Copa do Mundo, com a conquista de 2010, na África do Sul.
No Catar, segue viva a possibilidade de um novo campeão inédito, com as presenças de Croácia e Marrocos nas semifinais. Os croatas eliminaram o Brasil e tentam chegar à grande decisão pela segunda vez consecutiva, repetindo o feito de 2018. Já os marroquinos fizeram história ao derrubar Portugal e tornarem-se a primeira seleção africana a chegar a uma semifinal de Copa do Mundo.
O primeiro confronto da semifinal será entre Argentina e Croácia. A partida acontece na próxima terça-feira, às 16 horas, no Estádio de Lusail. No dia seguinte, também às 16 horas (de Brasília), França e Marrocos se enfrentam no outro confronto para decidir o segundo finalista.
Semifinais definidas! 💥 pic.twitter.com/0ozXA2DjAZ
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 10, 2022