O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve começar a anunciar os futuros ministros do próximo governo já nesta sexta-feira (9), a partir das 10h15, horário de uma entrevista coletiva marcada pela equipe dele.
Estão cotados Fernando Haddad, para a Fazenda; Flávio Dino, para a Justiça; Rui Costa, para a Casa Civil; Mauro Vieira, para as Relações Exteriores; e José Múcio Monteiro, para a Defesa. Também devem ser anunciados os três comandantes das Forças Armadas: Julio Cesar Arruda, para o Exército; Marcos Olsen, para a Marinha; e Marcelo Damasceno, para a Força Aérea.
Lula havia declarado que anunciaria os nomes apenas após a diplomação, marcada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para segunda-feira (12). No entanto, segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, há “muita especulação”, motivo pelo qual o presidente eleito teria adiantado o planejamento.
Somente futuros ministros “com quem ele já falou mais e já conversou” entrarão na lista de nomes a serem anunciados nesta sexta-feira, completou Gleisi. A presidente do PT não está cotada, como declarou Lula na semana passada.