O presidente da Argentina, Alberto Fernández, desejou a seu homólogo francês, Emmanuel Macron, tudo de melhor para o futuro, exceto no domingo, quando as seleções de seus países disputarão a final da Copa do Mundo no Catar, com ambas em busca do terceiro título.
“Querido amigo Emmanuel Macron, tenho um enorme afeto por você e te desejo o melhor para o futuro. Exceto para o domingo. A Argentina é o meu maravilhoso país, e é a América Latina! Vamos celeste e branca!”, escreveu Fernández no Twitter nesta quinta-feira, em resposta a uma mensagem de Macron.
Querido amigo @EmmanuelMacron, te guardo un enorme afecto y te deseo lo mejor para el futuro.
Salvo para el domingo. Argentina es mi maravilloso país, ¡y es Latinoamérica! ¡Vamos la celeste y blanca! 🇦🇷 https://t.co/P1mKKrINdP
— Alberto Fernández (@alferdez) December 15, 2022
Macron havia mandado mensagem a Fernández
O presidente francês, que na quarta-feira esteve no estádio acompanhando a vitória dos Azuis por 2 a 0 sobre o Marrocos nas semifinais do Mundial, tinha escrito a Fernández ao responder um tuíte do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que tinha desejado sorte a ambos.
Em português, Macron agradeceu a Lula e disse: “Querido Alberto Fernández, um de nós terá mais sorte… Veremos domingo qual. Com toda a amizade… em frente les Bleus!”.
Embora seja dado como certo que Macron estará no Catar no domingo, Fernández não anunciou uma viagem ao país da Copa até agora, o que os argentinos podem interpretar como uma “mufa”, palavra que usam para se referir a azar.
“Futebol e política não se misturam. Não nos interessa misturar, os cidadãos que têm que aproveitar. O presidente tem boa relação com Macron e trocaram mensagens previamente, mas não há nenhuma decisão tomada sobre uma viagem para a final”, disse nesta quinta-feira a porta-voz argentina Gabriela Cerruti.