ABL lança avatar do escritor Machado de Assis

Cultura

Imagina estar frente a frente com o escritor Machado de Assis, um dos nossos maiores nomes da literatura, 116 anos após sua morte? Essa é a proposta da Academia Brasileira de Letras (ABL), que desenvolveu uma tecnologia, por meio de inteligência artificial, que incorpora o autor e pode interagir com o público em geral. A máquina começa a receber visitantes a partir desta quarta-feira (6), na sede da Academia, no centro do Rio.

Responsável por obras de sucesso, como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, o Machado de Assis dos novos tempos esteve nessa terça-feira com um grupo de jornalistas, respondendo a perguntas curiosas sobre sua vida e obra. O escritor opinou sobre importantes temas da atualidade literária, como a presença de novos autores, em um mercado cada vez mais plural e disputado.

Machado também não ficou de fora de um relevante tema do cenário atual, que é a presença cada vez mais potente da mulher na literatura.

Para Flávia Peres, criadora do projeto, essa é uma forma de aproximar as novas gerações dos clássicos literários, especialmente a obra do artista.

A inteligência artificial levou mais de três meses para construir a versão moderna do escritor carioca, e é alimentada por um banco de dados que usa como principais fontes de suas obras literários e estudos desenvolvidos dentro da ABL. Mas o número de parâmetros está em constante expansão.

Machado de Assis foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nascido no Rio de Janeiro, em 1839. Fundou a cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a presidência por mais de dez anos. Ele morreu aos 69 anos, na madrugada de 29 de setembro de 1908. 

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *