Valsa encontrada na França pode ser de autoria de Dom Pedro I

Cultura

Uma descoberta pode representar um acontecimento histórico para a música brasileira. A peça intitulada “Valse”, guardada na Biblioteca Nacional da França como sendo de autoria do compositor austríaco Sigismund Neukomm, pode ser na verdade uma composição de Dom Pedro I.

A relação entre os dois foi estreita e aconteceu em virtude de Neukomm ter sido designado por Dom João VI para ser mestre de música de Dom Pedro I.  

A autora da descoberta é da cravista Rosana Lanzelotte, que explica que dentre as 25 peças do volume manuscrito que se encontra na Biblioteca da França, a “Valse” é a única que não traz o autógrafo de Neukomm e que não foi mencionada em seu catálogo, o que aponta para a possibilidade de tratar-se de uma das peças de autoria de Dom Pedro I.  

Ela também destaca características de estilo que a canção tem que podem apontar para a autoria de Dom Pedro I.

“Apesar de não podermos ter certeza de que é uma peça de Dom Pedro, porque não se encontrou os manuscritos, esse estilo é muito mais próximo do estilo de Dom Pedro do que do estilo de Sigismund Neukomm. A escolha da tonalidade mi bemol maior, que é a mesma tonalidade que Dom Pedro escolheu para o Hino da Independência e para o Hino Constitucional , que são as duas obras mais conhecidas. E uma utilização de harmonias tônica dominante, sem grandes modulações, que é muito diferente do que fazia o compositor Sigismund Neukomm”. 

A “Valse” será interpretada por Rosana Lanzelotte no espetáculo “O Amor Brasileiro”, que acontece na Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro, dia 2 de maio, e em Lavras, Minas Gerais, no dia 6 de maio.  

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *