As produções independentes vão ganhar mais espaço na TV Pública. Esse é o objetivo do edital Seleção TV Brasil, que faz parte do Prodav, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro, com investimento previsto de R$ 110 milhões.
O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (24), em São Paulo, durante o IV Encontro de Ideias Audiovisuais, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
A diretora de Conteúdo e Programação da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, Antonia Pellegrino, comenta a importância para a TV pública de aumentar a exibição de produções nacionais:
“A gente espera que esse fomento estimule o setor audiovisual, mas também posicione a TV Brasil como um parceiro do setor audiovisual, uma janela prioritária pra exibição do conteúdo brasileiro. A gente entende que essa proximidade é importante pra que a gente tenha obras que sejam veiculadas na nossa grade, não passem de madrugada, como eventualmente já aconteceu em edições outras”.
Antonia destaca que a Rede Nacional de Comunicação Pública conta com 126 emissoras de TV afiliadas; e a TV Brasil, que ocupa o 5º lugar em audiência na TV aberta.
Para o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, a parceria firmada com a Ancine, utilizando recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, demonstra a importância do investimento na comunicação pública, com o objetivo de ampliar a audiência da TV Brasil e da Rede.
O edital Seleção TV Brasil é dividido em sete linhas temáticas: infantil, infanto-juvenil, natureza e meio ambiente, futebol feminino, sociedade e cultura, produção e finalização de longas-metragens e coprodução de novela. O edital também será o primeiro a ter um recorte de gênero e raça.
As informações completas estão disponíveis no site selecao.tvbrasil.ebc.com.br.