O deputado federal Capitão Derrite (PL) será o secretário de Segurança Pública de São Paulo a partir do próximo ano. A escolha deve ser anunciada na tarde desta quarta-feira, 30, pelo governador eleito do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Derrite integra a equipe de transição de Tarcísio e foi responsável por elaborar o plano de ação para a área, uma das mais importantes na campanha. Nos últimos meses, o governador eleito elogiou o perfil técnico do deputado, especialmente na elaboração de um plano “linha dura” no combate ao crime organizado.
Integrante das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), a tropa de elite da Polícia Militar paulista, ele é formado em Direito e ciências sociais, com pós-graduação em Direito Constitucional, além da formação na Academia do Barro Branco.
Natural de Sorocaba, no interior paulista, foi reeleito deputado federal com 239 mil votos. Na Câmara, foi o responsável pela aprovação do projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos no país — falta o aval do Senado.
Derrite passa a fazer parte da lista dos secretários já anunciados: Eleuses Paiva (Saúde), Gilberto Kassab (Secretaria de Governo), Renato Feder (Educação), Arthur Lima (Casa Civil) e Natalia Resende (Infraestrutura e Meio Ambiente).
Leia também: “À procura de um caminho”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 140 da Revista Oeste