Foi entregue nesta terça-feira (14) o Prêmio Camões 2022, na Biblioteca Nacional.
Trata-se do mais importante prêmio da língua portuguesa, e contempla anualmente autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O objetivo é consagrar um escritor que tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum.
Nesta edição, o premiado foi o escritor mineiro Silviano Santiago. Ele é ensaísta, poeta, contista, romancista e professor. Silviano é considerado um dos maiores escritores brasileiros da atualidade e é autor de cerca de 30 obras, muitas delas já traduzidas para o inglês, espanhol italiano e francês. O autor já ganhou diversos prêmios, como o Jabuti e o Oceanos. Silviano Santiago destacou o que representa receber o prêmio.
“Ser contemplado com um prêmio literário da altitude do prêmio Camões é motivo de autoestima e de grandes alegrias. A vida profissional do escritor estava sendo distinguida”.
O evento contou com a participação da ministra da cultura Margareth Menezes, que ressaltou a importância do prêmio.
“O Prêmio Camões, a mais importante premiação da nossa Língua Portuguesa, celebra a vitalidade de nosso povo, de nossa gente. Celebra a língua portuguesa que floresce em nossos países irmãos e irmãs”
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, destacou a contribuição de Silviano Santiago.
“A astúcia da razão e a hipóteses do acaso estão escritos no saber de Silviano Santiago. Silviano a gente nunca sabe para onde vai, e nem ele. Porque a inteligência do processo para o qual, ele, Silviano, está atento, e aberto, e sensível, faz com que ele se renove o tempo todo”.
Silviano Santiago dedicou o prêmio ao escritor Mário de Andrade.