São Luís escolheu espalhar os arraiás pela cidade em mais uma temporada junina. Os festejos aos santos estão com programação intensa em dezenas de locais por toda ilha, com quadrilhas e shows de artistas maranhenses e nacionais. Mas são as centenas de grupos de dança portuguesas, dos cacuriás, Lelês, tambor de crioula e grupos de Bumba Meu Boi que dão identidade e fazem o ritmo do São João no Maranhão.
Um dos principais festejos, será o arraial do Ipen, que abre oficialmente sua programação diária nesta sexta-feira(14) e se estende até o dia 14 de julho. Quinhentas atrações artísticas e culturais estão previstas nos vários espaços da festa. A mistura de ritmos também vai marcar o Arraial Bumba Meu João, que está montado na área externa do estádio Castelão. Os shows vão até o dia 21 de junho.
Já a prefeitura de São Luís continua oferecendo programação fixa na Praça Maria Aragão, no centro histórico da capital. Além do palco principal com manifestações típicas do folclore maranhense e shows, também é possível aproveitar os grupos de forró pé de serra, e o Espaço Reggae, já que a cidade é conhecida como a Jamaica Brasileira. Mas a capital também está investindo no São João itinerante. Neste fim de semana, as festas chegam ao Bairro de Fátima, Vila Maranhão e Pedrinhas.
Lembrando que em praticamente todos os arraiás é possível saborear pratos típicos maranhenses como arroz de cuxá e torta de camarão, além das delícias do período junino, como a canjica e o mingau de milho.
Nas redes oficiais dos grupos de Bumba Meu Boi, das prefeituras e do governo do estado é possível saber a programação dos arraiás para este mês de junho. E para quem não pode aproveitar a festa pessoalmente, no youtube da Prefeitura de São Luís é possível acompanhar os shows do palco principal.
*Com sonoplastia de Jailton Sodré.