Com o tema Santa Dulce: modelo da vida cristã e intercessora da nossa vocação à santidade, as celebrações em homenagem à Santa dos Pobres começaram nessa terça-feira (1º), em Salvador, Bahia, e prosseguem até o dia 13 de agosto.
Estão previstas missas diárias no santuário dedicado à Santa; a abertura provisória do Memorial Irmã Dulce; carreatas; quermesse e ações de saúde e social.
As atividades são gratuitas e acontecem no Largo de Roma. Três procissões irão percorrer pontos distintos de Salvador: a dos Arcos, com saída da Igreja do Bonfim e chegada no Santuário Irmã Dulce; a da Memória, do Santuário Santa Dulce até a Basílica da Conceição da Praia; e a Procissão Luminosa, com trajeto pelo chamado Caminho da Fé.
Durante os 13 dias de homenagens também está programada a peregrinação da Imagem de Santa Dulce a diversos bairros de Salvador. Às 7h e às 20h, a imagem estará peregrinando pela cidade. No dia 13 de agosto, acontece a missa campal com shows de do Padre Antônio Maria e do cantor Waldonys. A agenda festiva vai contar também com a inauguração da Galeria Santa Dulce dos Pobres, com exibição de filmes e outras produções audiovisuais sobre o legado da primeira santa brasileira.
No site irmadulce.org.br é possível acompanhar toda a programação, quais eventos terão transmissão on-line e também como realizar doações para as obras.
Em 19 de outubro de 2019, o Papa Francisco realizou a cerimônia de canonização de Irmã Dulce, que passou a ser conhecida como Santa Dulce dos Pobres. Desde então, 13 de agosto passou a ser a data litúrgica em sua homenagem no calendário da Igreja Católica.