Saiba qual é a diferença entre o Boi Bumbá e o Bumba Meu Boi

Cultura

Geralmente encenadas neste período junino, o Boi Bumbá do Amazonas e o Bumba Meu Boi do Maranhão, são manifestações culturais marcadas por uma combinação de danças, músicas, personagens e cores vibrantes.

Aproximados pelas origens e pela figura central do boi, o Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas em Parintins e do Bumba Meu Boi do Maranhão, no entanto, possuem diversas diferenças.   

O Folguedo maranhense, hoje com mais de 300 grupos, tem origem a partir da colonização portuguesa no Brasil, passando a incorporar com o passar dos anos, além dos elementos religiosos, o folclore e a cultura indígena, para celebrar a devoção aos santos juninos.

Sem caráter competitivo, os grupos se apresentam nos arraiás de todo o estado trazendo no seu elenco, além de músicos e cantadores, personagens centrais como o Amo do Boi, Pai Francisco, Mãe Catirina, Índios, Vaqueiros e Cazumbás para contar e cantar a história da morte e ressurreição do Boi.  

No Boi Bumbá da Amazônia, alguns destes personagens são recorrentes. No entanto, no Festival de Parintins, a celebração popular acontece como uma disputa entre dois bois: o Garantido e o Caprichoso.

A competição é realizada desde os anos 60, na ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus. No início, era informal e nas ruas. Em 1988 foi construído o Bumbódromo, uma espécie de arena, onde os dois grupos passaram a se apresentar com artistas, cantores, dançarinos e músicos. A disputa pela preferência do público e dos jurados dura três dias.  Diana Dianovsky, coordenadora-geral de Identificação e Registro do Iphan, explica que a história do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins vem de séculos antes de se tornar uma competição.  

Diana destaca, também, porque a manifestação na região Norte é tida como uma variação do Bumba Meu Boi maranhense.  

O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins tornou-se Patrimônio Cultural do Brasil em 2018. Já o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão, recebeu o mesmo título em 2011 e, em 2019, também foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

As apresentações oficiais dos grupos no Maranhão seguem ainda por todo o mês de julho, de acordo com o governo do Estado. Já o Festival de Parintins, tem início no próximo dia 30 de junho e segue até o dia 2 de julho. 

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *