No mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a cidade do Rio de Janeiro veste as cores do arco-íris e coloca na agenda uma série de eventos voltados para a diversidade e a inclusão.
Neste sábado, acontece o Rolé Colorido, um passeio por espaços de memórias e resistência. O roteiro é pelo centro do Rio e visita lugares de convivência e de luta do movimento no cenário carioca como a Praça Tiradentes, o Teatro João Caetano, o Teatro Rival e a Lapa.
Criado em 2012, o projeto conta com a parceria do pesquisador, jornalista e roteirista Guilherme Macedo, um dos responsáveis pela criação do roteiro que, segundo ele, é importante que a população do Rio de Janeiro possa compreender que sua história está profundamente entrelaçada às vivências e ocupações da comunidade LGBTQIAPN+.
O percurso do Rolé Colorido também reforça o protagonismo de personagens como Madame Satã, Luana Muniz, João do Rio e outros, famosos ou não, que sempre tiveram o centro do Rio como espaço de socialização, trabalho, resistência e diversão.
Apesar de a cidade do Rio de Janeiro ter sido eleita um dos destinos preferidos pelo público LGBTQIAPN+, Guilherme Macedo avalia que é preciso resgatar o protagonismo, que a comunidade se sinta pertencente aos espaços públicos.
O rolé tem duração de aproximadamente duas horas. O ponto de encontro será na Praça Tiradentes, às 10h. Ao final, já na frente do Teatro Rival, na Cinelândia, uma grande celebração, com diversas atividades.