O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro já começa neste fim de semana. Quatro blocos da programação oficial vão desfilar entre este sábado (13) e domingo (14), mas também haverá apresentações não oficiais de blocos na cidade.
Pela programação da Riotur, empresa municipal responsável pelo carnaval carioca, no sábado à tarde, na zona norte, a Banda da Saens Peña faz o Carnaval de moradores e visitantes da Tijuca, na praça Saens Peña.
Também no sábado, o Carnaval e Bloco Folia do Largo do Sapê deve mobilizar cerca de 800 foliões no bairro de Bento Ribeiro. Já o Bloco da Sorveteria leva a alegria carnavalesca para a zona oeste, no bairro Pedra de Guaratiba.
No domingo, também na zona oeste, o Mafia Pandolfi, bloco com temática LGBTQIAPN+, fundado este ano, faz sua apresentação na praia de Sepetiba. São esperados cerca de mil foliões.
Fora da agenda oficial, muitos blocos ainda estão realizando ensaios e apresentações pela cidade.
A Pedra do Sal, na região portuária, palco de tradicionais rodas de samba, vai contar com blocos carnavalescos no sábado e no domingo. No sábado à tarde, o bloco Desliga da Justiça faz um ensaio aberto no São Quim Botequim, no centro da cidade.
O bloco Céu Na Terra, que desde 2001 ocupa as ruas de Santa Teresa, vai se apresentar nos próximos três domingos de janeiro na Fundição Progresso.
Pra ajudar os foliões a se refrescar, a Riotur prometeu que haverá pontos de hidratação ao longo dos trajetos dos blocos, além de caminhões pipa e aguadeiros.
E pra quem quer ter um gostinho do carnaval da Sapucaí, ainda estão rolando os ensaios técnicos das escolas de samba do grupo especial. Neste domingo será a vez da Portela, às 19h30, e na sequência, a Unidos da Tijuca, às 21h.
Os ensaios têm entrada gratuita. Para atender os foliões, o serviço de Metrô vai estender o horário de embarque até meia-noite para as estações Central e Praça Onze, que atendem o Sambódromo