Rede das Artes ganha investimento de R$ 29 milhões

Cultura

Cento e oitenta e um projetos culturais contemplados pelo programa Rede das Artes vão passar por mais de 350 cidades de todo o país. Os resultados do programa de fomento nacional, lançado no ano passado e que é parte da Política Nacional das Artes, do Ministério da Cultura, foram apresentados nesta quinta-feira (4), no Rio de Janeiro, pela ministra Margareth Menezes e a presidente da Funarte, Fundação Nacional de Artes, Maria Marighella. O programa conta com o investimento de R$ 29 milhões para as artes brasileiras.

Serão mais de 1.300 atividades artísticas, entre espetáculos cênicos, shows, circos itinerantes, exposições, além de ações de intercâmbio, mediação e formação.

Segundo a Funarte, mais 90% dos projetos contemplados vão circular por regiões diferentes das quais foram originados, em linha com o esforço para descentralizar o acesso à cultura.  

Durante o evento foi a anunciada ainda a construção da plataforma Rede das Artes, um ambiente virtual colaborativo para dar visibilidade aos mais de 300 agentes artísticos selecionados pelo programa, além dos dados relacionados às programações artísticas. A presidente da Funarte, Maria Marighella, falou sobre a iniciativa.

A ministra da Cultura Margareth Menezes comentou sobre os riscos para o orçamento da área e continuidade da política cultural com as pressões econômicas para redução dos gastos públicos.

Ainda durante o evento, no Rio de Janeiro, 50 pessoas contempladas pelo Prêmio Mestras e Mestres das Artes 2023 foram homenageadas pela contribuição à cultura Brasileira. São artistas de todo o país que têm projetos relacionados às artes visuais, circo, dança, música, teatro e artes integradas.

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *