O trajeto que antes levava mais de uma hora para ser percorrido, agora pode ser feito em minutos. Relatos como esse se multiplicaram durante a solenidade de inauguração do Bora Pavimentar, que aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (08), no distrito de Sítios Novos. Mais comodidade, eficiência e segurança também entre os aspectos positivos destacados pela comunidade.
O evento contou com a presença do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, do governador Elmano de Freitas, secretários e vereadores do município e autoridades estaduais, além de lideranças locais e moradores das comunidades beneficiadas. “Pela primeira vez, a gestão municipal olhou efetivamente para o homem do campo. Esta é a terceira estrada inaugurada dentro do projeto Bora Pavimentar. Ao todo, serão mais de 140 quilômetros contemplados. E assim a gente integra cada vez mais o homem do campo, que também é cidadão de Caucaia”, disse Vitor Valim.
“Eu sou filho de agricultor. Eu sei o que significa alguém ter uma produção, levar para vender e ter dificuldade. Às vezes nem é tão longe assim, mas por a estrada não ser boa, fica longe. E, por justiça, eu preciso dizer: isso que está acontecendo tem nome e sobrenome, Vitor Valim”, disse Elmano de Freitas, Governador do Ceará.
O programa Bora Pavimentar, fruto da parceria entre a Prefeitura de Caucaia e Governo do Estado, pretende levar mais de 140 km de estradas vicinais à zona rural do município. Nesta segunda-feira (08), foi inaugurado os 24km que beneficiam as localidades de Agrovila, Assentamento Leni Paz, Lavras, Assentamento Santa Bárbara, Vila dos Pescadores, Lagoa do Umari, Três Lagoas e Assentamento Lagoa da Serra, todas no Distrito de Sìtios Novos. As localidades de Pirapora, Capuan e Carauçanga também já foram beneficiadas.
“Minha filha, quando chovia aqui a gente ia fazer compra de trator”, revela Dona Didi, agricultora. “A gente pagava, se ajuntava 4 ou 5 pessoas pra pagar”, relembra. “Agora está ótimo”. Arnoldo Barros também revela as dificuldades que uma estrada sem pavimentação representava na vida dos moradores. “A gente só podia ir uma vez por semana na cidade. Se fosse, tinha que levar uma roupa dentro de uma sacola. Hoje não. Quando vou vender meu leite, ou outro produto que as pessoas pedem, em 15 minutos eu estou lá”, comemora.
Matões, Tucunduba, Jarandragoeira, Caraúbas, Lagoa do Banana, Tanupaba, Japuara, Córrego do Alexandre, Pajuçara, Camará, Primavera, Pedreiras e Catirina estão entre as próximas comunidades beneficiadas pelo Bora Pavimentar.