A Polícia Federal está fazendo uma nova operação na manhã desta sexta-feira, 27, para cumprir 11 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão. É a terceira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram ou financiaram as manifestações de 8 de janeiro, quando os prédios da Praça dos Três Poderes foram invadidos e depredados.
Segundo a PF, os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, segundo informou a PF.
🚨 Polícia Federal deflagra a 3ª fase da Operação Lesa Pátria para identificar participantes dos ataques no dia 8/1. Policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no DF. Saiba mais: https://t.co/lQfzP9QcaL pic.twitter.com/5J0S7I2Dha
— Polícia Federal (@policiafederal) January 27, 2023
Segundo o portal G1, já houve duas prisões, em Minas Gerais: Eduardo Antunes Barcelos, foi preso em Cataguases, e Marcelo Eberle Motta, em Juiz de Fora.
No Rio de Janeiro, os policiais buscam dois suspeitos e, no Distrito Federal, três. Os mandados relativos aos Estados do Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo ainda não foram detalhados pela Polícia Federal.