Pesquisa aponta que brasileiros estão comprando mais livros online

Cultura

Os brasileiros estão comprando mais livros pela internet. As livrarias virtuais vêm crescendo no mercado, vendendo mais livros e contam com um faturamento maior do que os estabelecimentos físicos, de acordo com o “Panorama de Consumo de Livros”, uma pesquisa inédita realizada pela Nielsen BookData, e que traça o perfil e os hábitos dos compradores de livros.

De acordo com especialista do Setor Editorial, até 2021 as livrarias físicas eram os principais meios de venda, representando 30% do faturamento das editoras. 

Atualmente, são aproximadamente 25 milhões de consumidores. Desse total, 74% manifestaram a intenção de realizar novas compras nos próximos três meses. O levantamento, encomendado pela Câmara Brasileira do Livro, aponta que 69% dos entrevistados informaram ter comprado entre um e cinco livros nos últimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no último ano.

As principais razões apontadas para a compra de um livro são o crescimento pessoal e o lazer. 

Para Mariana Bueno, coordenadora da pesquisa, o estudo coloca o mercado brasileiro do livro em patamar semelhante àquele observado em mercados mais maduros. Ela também destaca que um dos mais importantes prêmios da literatura brasileira, realizado pela Câmara Brasileira do Livro e que este ano chega à edição de número 65, também é o mais conhecido por quem tem o hábito da leitura: o Jabuti.

Referente à última compra dos entrevistados, a pesquisa revela que a não-ficção para adultos é o gênero mais popular, seguido por ficção adulta e científico, técnico e profissional. A pesquisa “Panorama de Consumo de Livros”, ouviu 16 mil pessoas acima dos 18 anos, entre os dias 23 e 31 de outubro deste ano.

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *