O Parque das Ruínas foi rebatizado. Ele ganhará o nome de Parque Glória Maria, em homenagem ao legado da carioca, considerada um dos maiores símbolos do jornalismo brasileiro e pela sua contribuição que inspira mulheres negras.
Localizado nas ladeiras de Santa Teresa, na Rua Murtinho Nobre, o espaço tem uma das vistas mais bonitas do bairro e da cidade, e conta com intensa programação cultural. O Parque das Ruínas foi a casa da intelectual Laurinda Santos Lobo, que reunia artistas no palacete.
Glória Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo e a cores no Jornal Nacional. Ela estreou na Globo em 1970. Viajou o mundo como repórter e conheceu mais de 160 países.
Com seu estilo descontraído e envolvente, mostrou ao Brasil culturas e lugares da África, Ásia e Oriente Médio, além de se aventurar no maior bungee jump do mundo, em Macau, e descer de bote o Rio Colorado no Grand Canyon, nos Estados Unidos.
Também entrevistou celebridades como Michael Jackson, Madonna, Harrison Ford, Nicole Kidman e Leonardo Di Caprio, além de cobrir a Guerra das Malvinas em 1982, os Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e a Copa do Mundo da França em 1998.
Glória Maria morreu no dia 2 de fevereiro de 2023, aos 73 anos.