A Orquestra Juvenil Itinerante surgiu em 2018 na cidade de Catu, região metropolitana de Salvador. A iniciativa é um desdobramento do projeto “Escola de Música Cidadã”, idealizado no ano 2000 pelo músico e professor Edinaldo de Paiva, conhecido como Mutuquinha. Desde então, a escola tem se destacado pelo trabalho com crianças e jovens, oferecendo acesso gratuito ao aprendizado musical e promovendo inclusão cultural.
Neste mês de agosto, a Orquestra Juvenil Itinerante realiza uma série de apresentações no Rio de Janeiro. No dia 9, se apresenta no Instituto Pretos Novos; no dia 10, na Cidade das Artes, na Sala Eletroacústica, considerada um dos melhores espaços para concertos no país; no dia 11, o grupo estará no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro; e a turnê encerra no dia 12, na abertura do 9º Congresso Internacional de Estudos das Américas, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que o grupo se apresenta fora da Bahia. O repertório será bem brasileiro, com destaque para artistas baianos.
Além de marcar uma importante etapa na trajetória da Orquestra Juvenil Itinerante, a turnê no Rio de Janeiro é uma celebração do talento e dedicação dos jovens músicos de Catu.