“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça, disputará o Festival de Cannes

Cultura

Os organizadores do Festival de Cinema de Cannes, na França, anunciaram nesta quinta-feira (10) os filmes que irão concorrer à Palma de Ouro na edição deste ano, que acontece entre os dias 13 e 24 de maio. E tem brasileiro na disputa: O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho.

A lista de concorrentes ao prêmio principal mantém a tradição de abraçar filmes de várias nacionalidades, unindo cineastas consagrados, talentos promissores e estreantes na competição.  

Entre os títulos da competição está o trabalho do cineasta recifense, Kleber Mendonça Filho, que leva para o festival francês seu mais recente trabalho, O Agente Secreto, protagonizado pelo ator Wagner Moura. Mendonça já concorreu à Palma de Ouro em outras edições do festival com Aquarius, em 2016, e Bacurau, que levou o Prêmio do Júri, em 2019.

O Agente Secreto se passa na década de 70. Wagner Moura é um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por acusações de atividades subversivas durante a ditadura brasileira. Ele chega à capital pernambucana em pleno carnaval e logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos. Pelas redes sociais, o diretor e roteirista agradeceu a equipe da obra, filmada ano passado, e aproveitou para divulgar a estreia nos cinemas para o segundo semestre deste ano.

E o Brasil também foi escolhido como País de Honra de Cannes em 2025 e será o homenageado no Marché du Film, que celebra uma nação diferente a cada ano, reconhecendo suas contribuições para a indústria audiovisual, sendo considerado o maior encontro da indústria de cinema internacional do mundo.

O Agente Secreto concorrerá com outras 18 obras dirigidas por cineastas como o norueguês Joachim Trier, o americano Ari Aster e a diretora espanhola Carla Simón.  Além deles, a francesa Julia Ducournau, uma das três mulheres que ganharam o prêmio em toda a história do evento, também retorna a Cannes na corrida pela Palma de Ouro. Ela venceu em 2021, com  Titane.

A atriz francesa Juliette Binoche atuará como presidente do júri da competição principal. O ator americano Robert De Niro será um dos homenageados. Ele receberá uma Palma de Ouro honorária por sua carreira.

Cannes também é uma vitrine para filmes que disputam a temporada de premiações que começa no final do ano. Três filmes premiados em 2024 no festival da Riviera Francesa chegaram a disputar o Oscar de Melhor Filme este ano: Emília Perez, A Substância e Anora, que venceu a Palma de Ouro e levou Oscar de melhor longa metragem na premiação americana. 

A lista completa com todos os filmes que participam desta 78ª edição do evento está disponíveis no site e nas redes oficiais do Festival.


Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *