O São Paulo acertou a contratação do atacante Wellington Rato, do Atlético-GO, para 2023. O jogador foi anunciado nesta sábado (17) pelo clube paulista e já participa da pré-temporada, junto ao restante do elenco do técnico Rogério Ceni.
Na Série A do Campeonato Brasileiro, apesar do rebaixamento do Dragão à segunda divisão, o atacante foi um dos principais destaques do torneio e apresentou números impressionantes.
Entre todos os atletas que participaram da competição, Wellington Rato ficou no top-3 maiores finalizadores, com 96 chutes. No quesito o jogador só não ficou à frente do artilheiro Germán Cano, do Fluminense e do meia Gustavo Scarpa, do Palmeiras, que finalizaram 124 e 119 vezes, respectivamente. Já o goleador máximo do São Paulo no ano, Jonathan Calleri, disparou 93 bolas no torneio.
Ao todo Wellington Rato disputou 36 partidas no Campeonato Brasileiro e anotou oito gols, média de um tento a cada 376 minutos, além disto distribuiu mais três assistências.
Comparação de Wellington Rato com os meias do São Paulo
Por mais que que a posição principal de Wellington Rato seja no ataque, em diversas ocasiões na temporada o atleta atuou mais recuado, como um meia-armador, municiando os companheiros. A versatilidade do jogador agrada Ceni, que deverá utiliza-lo em diversas funções no São Paulo.
Em comparação com os outros meio-campistas do Tricolor, que disputaram o Campeonato Brasileiro, Wellington Rato foi quem mais marcou gols (8), mais finalizou (96), mais teve assistências para finalizações (49) e mais teve participações em gols decisivos (9).