Entre as muitas novidades definidas para o próximo Carnaval, uma promete dar uma prévia do que serão dos desfiles das grandes escolas de samba. É a “Noite dos Enredos”, organizada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
O evento vai abrir para o público em geral o acesso às apresentações dos enredos do Grupo Especial, considerado a elite do carnaval. Tradicionalmente, a festa é organizada pelas escolas em suas quadras e, desta vez, também terá palco na Cidade do Samba.
Marcada para o dia 30 de agosto, a Noite dos Enredos acontecerá a partir das 20 horas na imensa estrutura da região portuária da capital fluminense, onde estão instalados os barracões das agremiações. A entrada será um quilo de alimento não perecível.
O evento tem a proposta de contar os enredos das 12 escolas de samba, de uma forma carnavalizada, e como serão abordados nos desfiles do próximo ano na Marquês de Sapucaí.
As apresentações terão um tempo definido, para as escolas explicarem os enredos por meio da dança, do teatro ou do próprio samba, analisa o presidente da Liesa, Gabriel David.
A programação da “Noite dos Enredo” prevê ainda uma apresentação do Cacique de Ramos, tradicional bloco da zona da Leopoldina, com a sua famosa roda de samba, de onde saíram, entre outros, talentos como Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto, Jorge Aragão e Arlindo Cruz.