O Carnaval 2023 começa oficialmente no dia 17 de fevereiro, mas no Rio de Janeiro ele sempre chega mais cedo.
Neste domingo tem a abertura do Carnaval Não Oficial na capital fluminense, com dezenas de blocos, que vão sair pelas ruas do centro e da Zona Portuária.
O fundador da Desliga dos Blocos, coletivo de blocos livres da cidade, Luiz Otávio Almeida destaca que são 16 pontos de concentração da folia, com 34 blocos que vão desfilar, resgatando o carnaval ancestral.
Entre os destaques está o tradicional Cordão do Boi Tolo, que desfila pelas ruas do Rio desde de 2006, e faz seu cortejo às 16h da tarde na Praça XV.
Mas tem folia para todos os gostos e horários. O primeiro bloco a sair, Amores Líquidos, faz seu desfile as 09h no Morro da Conceição. O último, o To Be Wild, fecha a folia as 18h, também na Praça XV.
Em meio à alegria com a volta do carnaval, a Desliga dos Blocos, também divulgou uma carta denunciando e cobrando soluções para o “abandono” do centro histórico da cidade.
Luiz Otávio Almeida afirma que é urgente a revitalização da região, com projetos de moradias, além de recuperação dos equipamentos culturais, praças e vias.
A Prefeitura do Rio foi procurada sobre as declarações acerca do abandono do centro histórico, mas não houve reposta até o fechamento da reportagem.