Depois de seis anos fechado para restauro, o Museu Casa de Benjamin Constant reabre neste sábado (18). As obras, com investimentos de mais de R$ 7,1 milhões, incluíram a restauração dos dois prédios que compõem a instituição, a casa histórica e a sede administrativa, além de intervenções de infraestrutura.
O museu também ganhou um laboratório de conservação, uma reserva técnica e um salão multiuso para atividades educativas, palestras e seminários.
Para a reabertura, estão programadas uma mostra em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins, sobre o primeiro mapa do Brasil produzido por métodos científicos modernos e a retomada das visitas mediadas. Além disso, o artista Fernando Viana foi convidado a realizar uma intervenção no interior da antiga residência de Benjamin Constant com pinturas em seda. A curadoria é de Isabel Portella.
O Museu Casa de Benjamin Constant está localizado em uma área verde de 10,5 mil metros quadrados e foi residência de Benjamin Constant, figura de destaque na fundação da República brasileira. A construção é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1958.
Para este fim de semana de reabertura, dias 18 e 19 de novembro, o museu terá horário especial, das 10h às 17h. O Museu Casa de Benjamin Constant fica na Rua Monte Alegre, 255, Santa Teresa, Rio de Janeiro.