A Baixada Fluminense é o tema de um mini-documentário lançado nesta sexta-feira (28). O filme “A Baixada pela Baixada” tem declarações de moradores das 13 cidades que compõem esse conjunto de territórios, sobre dificuldades e o orgulho de viver na Baixada Fluminense.
A iniciativa marca a data de 30 de abril, Dia da Baixada, que propõe um exercício reflexivo das vivências e experiências de uma população que já chega perto dos 4 milhões de pessoas. O trabalho é do Fórum Grita Baixada, movimento social da Baixada Fluminense que trabalha com as temáticas de segurança pública, violência de Estado e Direitos Humanos.
O documentário “A Baixada pela Baixada” não faz distinção de cor, religião, ideologia política, classe social ou grau de instrução educacional. A narrativa simples, democrática e plural, torna-se mais um instrumento de desconstrução dos estereótipos midiáticos da violência urbana e de Estado. O assessor do Fórum Grita Baixada, Fábio Leon, cita as características mais peculiares de quem mora nessa parte do Estado.
Nos depoimentos, moradores falam sobre sua paixão pelo lugar e como sua cidade influencia em suas vidas. Alguns deles relatam histórias de sucesso e superação depois que mudaram para a Baixada Fluminense.