Morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, o músico João Donato.O multi-instrumentista morreu de infecção nos pulmões.
Pianista, arranjador, cantor e compositor, João Donato de Oliveira Neto nasceu em1934, em Rio Branco, no Acre. Iniciou sua carreira profissional em1949 com um grupo Altamiro Carrilho e seu regional, na época ele tocava acordeon.
Considerado um dos grandes nomes da MPB, Donato se cercou de mestres como João Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim e Gilberto Gil.
Em parcerias memoráveis, a lista de sucessos inclui Amazonas, Lugar Comum, Simples Carinho e Nasci para Bailar, A Rã e Caranguejo. Essas duas últimas gravadas por Sérgio Mendes, nos Estados Unidos.
O crítico musical, Ricardo Cravo Albin, avalia que Donato deixa uma marca de singularidade e criatividade na música.
Logo após saber da morte de Donato, o radialista Rubem Confete, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, falou da diversidade de estilos do compositor com o qual criou a música Xangô Edibar.
Entre as homenagens prestadas nas redes sociais, o presidente Lula publicou em seu Twitter: “Perdemos hoje um de nossos maiores e mais criativos compositores. Nascido no Acre foi no Rio de Janeiro que construiu sua trajetória e marcou a história da música em nosso país com composições que correram o mundo”. Já o músico Marcos Vale escreveu: ” Vá em paz meu amigo, meu parceiro, meu ídolo. Salve João Donato.” O cantor Inglês, Ritchie, lembrou o privilégio de ter trabalhado com João Donato e do tanto que aprendeu nessa convivência.
João Donato ganhou diversos prêmios, um dos mais importantes foi em 2010, quando foi contemplado com o Grammy Latino de excelência musical.
O velório de João Donato no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em horário a ser divulgado.