O Manchester City segue atento e atuante no mercado de transferências na busca por qualificar seu elenco para o restante da temporada europeia. E após contratar Julián Álvarez, o clube inglês foi atrás de mais uma revelação do futebol argentino: o volante Maximo Perrone, também especulado em outros clubes europeus, como o Benfica, foi anunciado nesta segunda-feira, 23 de janeiro.
Maximo Perrone está com a seleção argentina sub-20 disputando o Sul-Americano da categoria e se apresentará após o fim da campanha do time treinado por Javier Mascherano, que trocou uma ideia com Pep Guardiola, com quem trabalhou no Barcelona, sobre a revelação do Vélez Sarsfield, de apenas 20 anos de idade.
A contratação foi fechada por € 9 milhões de euros e manterá Perrone vinculado ao City pelos próximos cinco anos e meio. É uma contratação para o futuro, segundo a BBC, mas o garoto deve treinar com o time principal até o fim da temporada, até porque está com a delegação argentina. Caso chegue à fase final, ele aparecerá no Etihad Stadium apenas em meados de fevereiro, depois do fechamento da janela de transferências da Europa.
Nesse tempo, talvez convença Guardiola a mantê-lo para fazer companhia a Álvarez, um reforço que também parecia de médio/longo prazo e está sendo utilizado com frequência. Canhoto e alto para a posição, com quase 1,80 metros de altura, Perrone é um daqueles volantes que mistura força física com capacidade técnica e se encaixa bem nas ideias do técnico catalão.
Maximo Perrone terá espaço de imediato no Manchester City de Guardiola?
E há espaço para crescer dentro do Manchester City. Rodri assumiu a titularidade como primeiro volante, antes mesmo da saída de Fernandinho. Gündogan pode ser usado nessa posição, ou em outra, mas tem 32 anos e está entrando nos últimos meses do seu contrato. Na última janela de transferências, o campeão inglês trouxe Kalvin Phillips para ter cobertura na função. O inglês sofreu com lesões na véspera da Copa do Mundo e sua forma física foi cobrada em público por Guardiola.
Com muito potencial, Perrone precisa de mais experiência. Estreou pelo Vélez Sarsfield apenas em março do ano passado. Entre Campeonato Argentino e Libertadores, fez 33 jogos, com três gols e duas assistências. Foi desfalque por problemas de saúde nas semifinais continentais contra o Flamengo, mas chamou a atenção. Foi titular e até marcou na estreia da Argentina no Sul-Americano sub-20 contra o Paraguaio. Deve enfrentar o Brasil na noite desta segunda-feira.
Maior faturamento do mundo pelo segundo ano seguido, o City adquiriu o hábito de contratar revelações por preços relativamente moderados para garanti-las ou revendê-las para reforçar o caixa. Algumas nem têm tanta oportunidade de passar um tempo treinando com Guardiola e companhia para impressionar. Perrone, pelo menos, a terá e parece possuir qualidade suficiente para aproveitá-la.