O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (15) que quer fortalecer o movimento sindical e indicou que pode fazer mudanças na legislação trabalhista para agradar à classe. Segundo ele, “é bobagem imaginar que sindicato fraco ajuda”.
“Estou com o movimento sindical participando de uma comissão tripartite entre governadores, empresários e trabalhadores para que a gente estabeleça um novo pacto entre capital e trabalho, para que faça uma legislação trabalhista que seja condizente com o século 21”, disse o presidente em entrevista a rádios de Goiás.
Lula prometeu buscar alternativas para uma nova estrutura sindical, sem entrar em detalhes. “Vamos fazer uma coisa muito importante, uma nova estrutura sindical, e espero que os dirigentes sindicais e empresários tenham competência de compreender o momento que estamos vivendo.”
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo o presidente, o governo pretende “fazer com que o movimento sindical volte a ficar forte, porque é bobagem imaginar que sindicato fraco ajuda“. “Não ajuda em lugar nenhum do mundo. Ele tem que ser forte e participativo, tem que ser duro na luta. Porque só assim os trabalhadores brasileiros serão respeitados”, frisou.
“É preciso parar com essa pequenez de achar que sindicato tem que ser pobre, tem que ser fraco, não pode fazer nada. O sindicato, quanto mais forte, mais democracia existe no país, mais os trabalhadores vão ganhar, mais a sociedade vai ganhar com o exercício da democracia brasileira”, completou Lula.