O Instituto Baccarelli lançou nesta quinta-feira (09) o projeto de captação para construção de um teatro na favela de Heliópolis, a maior comunidade do país, que fica localizada em São Paulo. Estiveram presentes o prefeito Ricardo Nunes e a ministra da cultura Margareth Menezes
As cotas de patrocínio começam a partir de R$ 500 mil e, conforme a lei Rouanet, a empresa que investir no projeto terá 100% do valor dedutível do imposto de renda. O projeto está estimado em cerca de R$ 37 milhões.
A ideia do teatro é, além de ter um espaço para as apresentações da comunidade e dos próprios alunos do instituto, trazer grandes orquestras nacionais, como a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e também internacionais. É o que explicou o diretor do instituto Edilson Ventureli
Uma das alunas do instituto, Laura Ferreira Alves contou da grande conquista que é para os alunos a construção do teatro na comunidade.
A ministra da cultura, Margareth Menezes, destacou o potencial multiplicador na construção desse teatro, de espalhar a cultura para outras regiões da cidade e do país.
O Ministério da Cultura também informou que será publicado um novo decreto até o fim de março com nova regulamentação da Lei Rouanet. Um dos objetivos será descentralizar os recursos para colocá-los em diversas regiões do país, conforme explicou o secretário de fomento da cultura Henilton Menezes.
O Instituto Bacarelli surgiu em 1996 e atualmente atende, por ano, mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade, com 18 turmas de musicalização infantil, 16 corais, 44 turmas de coletivos de instrumentos e 4 orquestras.