Joinville recebe maior festival de dança da América Latina

Cultura

Considerado o mais importante festival de dança da América Latina, o 42º Festival de Dança de Joinville, município de Santa Catarina, já tem data para acontecer: de 21 de julho a 2 de agosto. A cidade ficará repleta de atividades ligadas ao tema, com apresentações especiais, mostra competitiva e master classes com audições para grandes companhias do mundo, entre outras atrações.

Deivison Garcia, assistente executivo do Festival, fala sobre alguns espetáculos que serão apresentados.

“Os espetáculos apresentados no Festival de Dança de Joinville 2025, iniciam no dia 21 com a noite de abertura com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresentando O Lago dos Cisnes, e também destacamos a noite de gala, que será apresentada pelo balé da cidade de São Paulo”.

Os grupos e bailarinos também se apresentarão em mais de oito palcos abertos pela cidade, que serão montados em shopping centers, praças, espaços culturais e pontos turísticos de Joinville e outras cidades da região, como explica Deivison.

“São apresentações que passam por curadoria, passam por seleção e apresentam os mais variados palcos espalhados pela cidade de Joinville. Então a programação de palco aberto ela é uma programação democrática de acesso à dança. É só chegar e assistir. Tem dança na cidade toda, das oito horas da manhã até às dez horas da noite”.

Além disso, a programação tem novidades especiais, como a inauguração do Museu da Dança, um espaço imersivo e interativo voltado para a memória da modalidade. Sobre a atração, destaca Deivison.

“Vamos inaugurar este ano um Museu da Dança de Joinville. A primeira exposição será a exposição Dança Movimento e Emoção, uma exposição aguardada com muito carinho e com muita expectativa, porque trata-se de um equipamento único, um equipamento muito rico e que trará não só um pouco da história do festival da dança de Joinville, mas a dança como um todo, através principalmente de experiências que serão sentidas através da dança”.

Outra novidade será um festival de teatro musical, em que os participantes poderão escolher canções de espetáculos famosos para suas performances.

“Nós recebemos 44 trabalhos de teatro musical, que participarão de um evento competitivo na sala de espetáculos do Museu da Dança. É um evento inédito em nossa programação, provavelmente inédito no Brasil também, um evento dessa natureza”.

A programação conta ainda com mais de 150 opções de Master Classes, Workshops, Cursos com duração de cinco dias, e ShowCase, com professores renomados na área da dança.

 


Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *