Iphan dá parecer contrário à retomada de obras do metrô em São Paulo

Cultura

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu parecer contrário à retomada de obras do metrô em São Paulo. Por isso, as escavações da estação 14 Bis – Linha 6, estão impedidas de continuar, pelo menos por enquanto. O parecer do Iphan contrário à retomada dos trabalhos no futuro terminal é justificado pelo surgimento de novas evidências sobre a ocupação do Quilombo Saracura no local.  

Em março deste ano, devido ao período de fortes chuvas, a escavação foi paralisada. Em abril, a empresa pediu autorização para retomar a obra, mas o pedido foi negado pelo Iphan.  

O sítio arqueológico foi encontrado em junho do ano passado, quando a equipe da concessionária Acciona, responsável pela Linha 6 do metrô, encontrou, a três metros de profundidade, vestígios com mais de dois séculos, de antigos moradores da região.  

Desde então, as obras tem sofrido paralisações por determinação judicial. O objetivo é a retirada dos materiais antes da retomada dos trabalhos. De acordo com arqueólogos do Iphan, os materiais encontrados são de quilombolas – descendentes de povos escravizados – já que o local, que fica na região central de São Paulo, era ocupado por africanos no início do século 19.  

O Iphan vai emitir ofícios sobre o caso para a Fundação Cultural Palmares e os ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania. O caso deve ser avaliado também pelo Ministério da Cultura.  

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *