Em projeto desde 2022, uma nova Liga Brasileira, mais independente da CBF, está cada dia mais próxima de ser concluída. O fundo Mubadala Capital, responsável pelo investimento principal na competição, já apresentou aos clubes da Libra um esboço do contrato que vai estabelecer a venda de 20% dos direitos de TV do torneio.
O documento vai estabelecer a compra dos direitos de uma liga das Séries A e B, assim como a alternativa de aquisição apenas da parte dos 18 times que integram a Libra.
Até o momento, ficou definido que o Mubadala Capital pagará R$ 4,7 bilhões por toda a Liga. O valor ainda poderá sofrer alterações, dado que ainda haverá discussões sobre detalhamento e percentual da compra do campeonato. O montante relativo apenas à compra dos direitos dos clubes da Libra ainda será definido.
Vale lembrar que a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) conta com a participação da maioria dos clubes do futebol brasileiro. Fazem parte dela: Corinthians, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Santos, entre muitos outros.
Do outro lado, aparece o grupo Forte Futebol (FF), que conta com Internacional, Atlético-MG, Fortaleza, etc.
Os dois grupos têm divergências sobre os critérios de divisão de receitas, já que o FF considera que a Libra receberá mais que os outros na divisão inicial de valores. Existe a possibilidade do fundo fechar um acordo apenas com a Libra.
O Timão deve receber algo em torno de R$ 350 milhões caso o acordo seja finalizado.
Mercado do Timão
Com o início da temporada e a abertura da janela de transferências o Timão já tem feito movimentações no mercado. O objetivo da diretoria é vender atletas para arrecadar fundos e trazer reforços pontuais para o elenco.
Os primeiros a deixar o clube foram aqueles que tinham vínculos por empréstimo, como Bruno Melo e Robson Bambu.
Além deles, Mateus Vital, Matheus Davó e Ramiro também deixaram a equipe. Os três foram para o Cruzeiro de maneira definitiva. O lateral-esquerdo Lucas Piton também saiu do clube rumo ao Vasco. E mais recentemente, o zagueiro Raul Gustavo foi emprestado ao Bahia.
A negociação mais aguardada pelos torcedores era a permanência de Yuri Alberto, concretizada no início do ano. Para ficar com o jogador o Corinthians enviou Du Queiroz e Robert Renan para o Zenit, da Rússia.
O alvinegro também conseguiu a permanência do volante Maycon por mais uma temporada. O jogador estendeu seu vínculo de empréstimo e ficará no Brasil até dezembro de 2023.
Até o momento o Timão trouxe dois reforços. O paraguaio Ángel Romero iniciará sua segunda passagem pelo alvinegro e o lateral-esquerdo Matheus Bidu foi contratado para substituir Piton.