O portal Memórias da Ditadura, do Instituto Vladimir Herzog, acaba de publicar uma nova seção, para auxiliar profissionais da educação que queiram falar sobre a ditadura militar brasileira com seus estudantes. É o portal Apoio ao Educador, com 22 sequências didáticas temáticas, que podem ser adaptadas a diversos contextos educacionais, como escolas, universidades, cursinhos e educação popular.
Entre os conteúdos abordados estão repressão, tortura e censura e também anistia e abertura política. O cenário atual também é discutido, com análises sobre os aspectos da ditadura que tiveram continuidade e os que foram interrompidos. O conteúdo é contextualizado com documentos, imagens, textos e vídeos. Também são sugeridas atividades para fazer com os alunos e reflexões sobre educação e direitos humanos.
Gabrielle Abreu, coordenadora executiva de memória, verdade e justiça do Instituto Vladimir Herzog, resume o projeto.
Ela também ressalta a importância da iniciativa.
O Instituto Vladimir Herzog é uma organização da sociedade civil criada em junho de 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar. O Apoio ao Educador pode ser acessado em: memoriasdaditadura.org.br/apoio-ao-educador/