A Associação de Futebol da Inglaterra informou, neste domingo, que Gareth Southgate continuará no comando da seleção pelo menos até a Eurocopa de 2024. Apesar das especulações na procura por um substituto, principalmente após a eliminação na Copa do Mundo, o técnico decidiu seguir com o trabalho.
“Temos o prazer de confirmar que Gareth Southgate continua como técnico da Inglaterra e vai liderar nossa campanha na Euro 2024”, informou a Associação em comunicado oficial.
“Gareth e Steve Holland (auxiliar técnico) sempre tiveram todo o nosso apoio, e o planejamento para a Euro começa agora”, completa a nota.
A Inglaterra conseguiu chegar até as quartas de final da Copa do Mundo do Catar, após se classificar em primeiro no grupo B e despachar Senegal nas oitavas por 3 a 0. Na etapa seguinte, não conseguiu vencer a França e deu adeus à edição, após 2 a 1 no placar, e um pênalti perdido de Harry Kane.
Logo após a eliminação, o técnico inglês Gareth Southgate disse que sua equipe “merecia mais” pelo desempenho mostrado em campo.
“Pelo nosso jogo, merecíamos mais, mas no final o que conta são os gols. Perdemos para uma grande equipe. Sinceramente, acho que não podíamos fazer muito mais”, lamentou.
O comandante, de 52 anos, está à frente da Inglaterra desde 2016 e agora acumula duas eliminações em Copas. A primeira foi em 2018, na edição da Rússia, quando a seleção perdeu para a Croácia na semifinal, que aliás foi vice-campeã do torneio.
It hurts. But we’re family and we’ll stick together ❤️ pic.twitter.com/PNO8pvJMXh
— England (@England) December 10, 2022
Além dos Mundiais, Southgate também tem um vice-campeonato na Eurocopa de 2020. No Estádio de Wembley, foi inferior à Itália e viu sua adversária levar a melhor nos pênaltis para erguer a taça.
A Euro 2024 está marcada para acontecer entre 14 de junho e 14 de julho de 2024, na Alemanha. Itália e Inglaterra voltarão a se encontrar, pelo grupo C.