IMS: Exposição celebra trajetória do fotógrafo paraense Luiz Braga

Cultura

Fotografias inéditas da Ilha do Marajó (PA) estarão em destaque na exposição Arquipélago Imaginário, que entra em cartaz, neste sábado (12), no Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo. A mostra celebra os 50 anos de trajetória do fotógrafo paraense Luiz Braga, que retrata a visualidade de alguns territórios da região Norte do Brasil.

Ao todo, são 258 imagens — 190 delas inéditas — que, sob o olhar sensível do artista, revelam o cotidiano, a intimidade e a força das paisagens e das pessoas da Amazônia, com foco especial na Ilha do Marajó, separada do continente pelo delta do rio Amazonas, pelo rio Pará e pela baía do Marajó.

Nascido em Belém, em 1956, Luiz Braga ganhou sua primeira câmera ainda na adolescência. Desde então, construiu uma obra marcada pela relação profunda com seu território de origem e pelas narrativas visuais que emergem das margens, das cores e dos gestos da vida amazônica.

Maria Luiza Meneses, curadora da exposição, destaca o território de pesquisa do artista durante os últimos quinze anos: “A identidade cultural do Norte, da região Norte, através de cenas do trabalhador no cotidiano, das casas ribeirinhas, das procissões do Círio de Nazaré, os espaços de intimidade e, por fim, um grande núcleo dedicado ao Marajó”. 

Com entrada gratuita, a exposição Arquipélago Imaginário fica em cartaz até 31 de agosto.


Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *