Ícone paraense, Dona Onete é tema de exposição em São Paulo

Cultura

Ícone da cultura paraense, Dona Onete é tema de exposição no Itaú Cultural, na capital paulista, que vai ser aberta na noite desta quarta feira (15).

Compositora, cantora, professora e secretária da cultura. Ionete da Silveira Gama nasceu em 1939 no interior do Pará e passou boa parte de sua vida em Igarapé-Miri, onde foi professora e secretária da Cultura. Após sua aposentadoria, ela soltou a voz e começou sua carreira musical como cantora em grupos de Carimbó. Cantar sempre foi uma paixão antiga sua e ela gravou seu primeiro CD aos 72 anos em 2012. 

O Carimbó é um gênero musical e uma dança do Pará que tem influencias indígenas, europeias e negras. Suas características marcantes estão no ritmo frenético dos tambores e na dança, onde as mulheres afazem a performance com saias com rodas longas e coloridas.

Dona Onete se tornou um dos ícones do Carimbó no Pará, gravando mais CDs e ganhando diversos prêmios. Ela segue criando e tem mais de 300 composições registradas. Algumas delas, foram inclusive temas de novelas de sucesso. Ela também já gravou com grandes ícones da música brasileira como Gaby Amaranthos e Elza Soares.

Andreia Schinasi, curadora da exposição, revelou  o que o visitante irá encontrar na “Ocupação Dona Onete”.

Dona Onete contou o que tem inspirado suas composições e deu uma palhinha, recitando uma letra criada por ela.

Mesmo com todo o sucesso Dona Onete não esquece seu papel como educadora e professora. Ela revelou o desejo futuro de fazer trabalhos para o público infantil.

A abertura da exposição é nesta quarta às 20h e vai até o dia 18 de Junho. Dona Onete faz também shows nesta quinta (16) e sexta-feira (17), às 20h.

Com colaboração de Sarah Quines.

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *