História Hoje: Viva la Vida or Death and All His Friends

Cultura

O disco mais ousado e confiante, declarou o baixista Guy Berryman. Um álbum alimentado por um desejo de passar do preto e branco para o colorido, disse o vocalista Chris Martin. Essas são algumas impressões sobre Viva la Vida or Death and All His Friends, o quarto disco de estúdio da banda Coldplay, que foi lançado em 12 de junho de 2008.

O próprio site da banda descreve Viva La Vida como “um álbum caracterizado por perdas e incertezas, viagens e tempo, felicidade e arrependimentos”. Como inspiração para esse trabalho, a banda partiu de uma música antiga do Blur, chamada ‘Sing (To Me)’.

Para essa nova fase, Chris Martin, Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion passaram a se encontrar em uma antiga padaria no norte de Londres. No local apelidado de The Bakery, os músicos estiveram reunidos por meses, ensaiando e escrevendo, com mais liberdade antes de partir para a gravação. Os produtores Brian Eno e Markus Dravs acompanharam o processo de criação. Quem também colaborou no projeto foi o ex- empresário da banda, Phil Harvey, considerado o quinto integrante da banda.

Com dez músicas, somando 42 minutos, Coldplay optou por fazer um álbum mais curto. Algumas gravações foram realizadas em igrejas da América Latina e da Espanha.

De acordo com dados da indústria fonográfica internacional, “Viva La Vida Or Death And All His Friends” do Coldplay foi o álbum mais vendido de 2008 em todo o mundo.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Apresentação: Dilson Santa Fé

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Sheily Noleto

Publicação web: Patrícia Serrão

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *