História Hoje: Sistema Internacional de Unidades é modificado

Cultura

Metro, Segundo, Ampère, Kelvin, Quilograma, Candela e Mol são unidades fundamentais de medida. Funcionam como padrão em todo o mundo. Em 20 de maio de 2019, ocorreram mudanças e entrou em vigor um novo Sistema Internacional de Unidades.

A primeira Convenção do Metro foi realizada em Paris, na França, em 20 de maio de 1875. Dezessete países participaram do encontro e assinaram um tratado que estabeleceu o metro como unidade básica de medida do comprimento e o quilograma como unidade de massa. Na ocasião, também foi criado o Bureau Internacional de Pesos e Medidas com a missão de assegurar a unificação mundial das medidas físicas.

Em 1889, o segundo foi adotado como unidade de base já que era usado pelos astrônomos como unidade de tempo. Em 1954, ampère, kelvin e candela passam a ser unidades de base para intensidade de corrente elétrica, temperatura termodinâmica e intensidade luminosa.

Em 1960, durante a Conferência Geral de Pesos e Medidas, na França, o Sistema Métrico foi substituído pelo Sistema Internacional de Unidades, regulamentando as unidades de medidas. Em 2018, durante a 26ª reunião, os estados-membros, entre eles o Brasil, aprovaram a revisão desse sistema.

De acordo com informações divulgadas pelo Inmetro, foi alterada a definição mundial do quilograma, do ampere, do kelvin e do mol. A mudança foi feita para “assegurar a estabilidade futura do Sistema Internacional de Unidades e abrir a oportunidade para a utilização de novas tecnologias”. Na prática, mudou a forma como são calculadas estas unidades. Para o dia a dia, na vida comum, as mudanças são imperceptíveis mas para a ciência que trabalha com dados minuciosos deve ter um impacto relevante.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

 

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Edição: Paula de Castro
Publicação web: Marizete Cardoso

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *