Personagens que marcaram a história costumam figurar nas moedas de diferentes países. Nos Estados Unidos, em 2 de julho de 1979, pela primeira vez, Susan Brownell Anthony foi escolhida para ser retratada na moeda de um dólar. A luta pelo voto feminino fez dela a primeira mulher a ser homenageada em uma moeda norte-americana.
Susan nasceu em 1820, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Era filha de um fazendeiro. E, pelo lado materno, descendia de uma família que lutou na Revolução Americana. Susan teve uma educação pautada na crença de que todos eram iguais perante Deus e cresceu lutando pelos direitos das mulheres.
Em 1872, a ativista chegou a ser presa por votar. Foi julgada e multada. O caso ganhou grande repercussão e chamou a atenção para a pauta do movimento sufragista. Susan morreu em 1906 antes que as mulheres conquistassem o direito ao voto. Isso só aconteceu em 1920 com a assinatura da 19ª emenda.
Em 1978, foram cunhados os primeiros dólares em homenagem a Susan Brownell Anthony. Mas o dinheiro só entrou em circulação depois da fabricação de 500 milhões de moedas.
De um lado, a moeda traz a imagem de Susan com a palavra “liberdade”, a frase “em Deus nós confiamos” e o ano de cunhagem. Do outro lado, uma águia americana pousando na Lua, que era uma adaptação da insígnia da Apollo 11 já usada no Dólar Eisenhower. Além disso, também trazia o nome dos “Estados Unidos da América”, a indicação do valor de “um dólar” e o lema da união do país escrito em latim, “pluribus unum”, que significa “entre muitos, um”.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Bianca Paiva
Apresentação: Roberto Camargo
Publicação Web: Marizete Cardoso