História Hoje: o dia que o CD marca a chegada da era digital na música

Cultura

Um disco pequeno e brilhante, com cerca de 12 centímetros de diâmetro, foi lançado em 8 de março de 1979. A Philips apresentou o novo produto como uma forma de armazenar áudios com melhor qualidade que os discos de vinil. Em parceria com a Sony, as empresas definiram padrões de tamanho e resolução para os CDs. A inovação marcou a chegada da era digital na música.

No início da década de 70, empresas de tecnologia investiram em pesquisa e desenvolvimento de gravação óptica e reprodução de vídeo, áudio e dados. A Philips se debruçou sobre o projeto de criar um produto que fosse compacto.

Em 1978, a empresa passou a definir os padrões técnicos e fazer ajustes no disco compacto. E, em março de 1979, o protótipo do sistema de reprodução e o CD foram apresentados a um grupo de 300 jornalistas na fábrica em Eindhoven, nos Países Baixos. A passagem de música suave e o áudio sem ruídos impressionaram os presentes.

Para levar o projeto adiante, a empresa procurou vários parceiros comerciais. A Sony também já trabalhava em um produto similar, mas utilizava um disco muito maior, de 30 centímetros. Depois de várias reuniões, a parceria foi celada e as empresas determinaram as características-padrão do CD e registraram a patente.

Os primeiros aparelhos e CDs comerciais chegaram ao mercado em 1982. Até então, os artistas lançavam suas músicas em discos de vinil ou fitas cassete.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação web: Liliane Farias

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *