A saga de “O Senhor dos Anéis” é considerada a franquia mais premiada de todos os tempos. Em 2003, o terceiro filme “O Retorno do Rei” levou onze estatuetas do Oscar, somando um total de 17 para a trilogia. O sucesso das telonas foi baseado na obra de mesmo nome. O primeiro livro “A Sociedade do Anel”, do autor britânico John Ronald Reuel Tolkien, foi publicado em 29 de julho de 1954 com 1.500 unidades impressas para o Reino Unido.
Mais conhecido como J. R.R. Tolkien, o escritor foi um grande estudioso e pesquisador da língua inglesa que deu aulas na Universidade de Oxford. No início da década de 30, Tolkien começou a escrever a obra “O Hobbit”. O livro foi publicado em 1937. Em seguida, o autor passou a se dedicar a saga de “O Senhor dos Anéis”.
A história é ambientada em uma era que o autor chamou de Terra Média onde viviam humanos, bruxos, elfos, trolls e monstros de todos os tipos. A trilogia mostra os desafios de um hobbit, chamado Frodo Bolseiro, como guardião do anel do poder do Lorde das Trevas. O menor dos membros da Sociedade tinha como missão levar o anel até o Monte da Perdição para ser destruído.
O conhecimento linguístico do autor está impresso no nome do personagem principal da saga. No inglês arcaico, “fród” significa “sábio por experiência”. Não é à toa que Frodo representa as melhores virtudes e se torna o grande herói. A formação religiosa de Tolkien também influenciou as suas obras. O escritor era católico e levou para os livros temas como a divindade, o sacrifício e a luta contra a ambição pelo poder. Tolkien acreditava que se as pessoas dessem “mais valor à comida, à alegria e à música acima do ouro acumulado, o mundo seria mais feliz.”
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Bianca Paiva
Apresentação: Daniel Ito
Edição Web: Marizete Cardoso