Ator, escritor, roteirista, desenhista, compositor, produtor e diretor de TV. Esse era Roberto Mario Gómez y Bolaños, nascido em 21 de fevereiro de 1929 na Cidade do México. O multitalentoso artista mexicano de apenas 1,60m tentou a carreira nos ringues, mas fez sucesso nas telas com os personagens Chaves e Chapolin.
Na juventude, estudou engenharia. Também tentou esportes como futebol e boxe mas o porte físico não o ajudou. Aos 22 anos, trabalhou em uma agência de publicidade como redator. No início dos anos 60, foi roteirista de dois programas de sucesso na TV mexicana.
Nos anos 70, desenvolveu um projeto de comédia com o Chapolin Colorado. E, pouco tempo depois, deu vida ao Chaves. Os programas ganharam espaço em TVs de toda a América Latina. O elenco de Chaves chegou às telonas em 1979 e foi sucesso de bilheteria.
Em 1992, ganhou o “Prêmio de Literatura da Sociedade Geral de Escritores do México”. Entre as suas publicações, está o livro “O Diário do Chaves”, em que o órfão mais famoso da TV conta sua história.
Na vida pessoal, Bolaños foi casado por quase 20 anos e teve seis filhos do primeiro casamento. Depois de outros relacionamentos, casou-se em 2004 com a atriz Florinda Meza que interpretava a Dona Florinda.
Bolaños tornou-se um ídolo internacional e espalhou alegria a milhares de pessoas. O artista faleceu em 28 de novembro de 2014 aos 85 anos.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação Web: Liliane Farias