História Hoje: há 15 anos, Nasa lançava satélites para mapear a Lua

Cultura

A Lua está a uma distância de, pelo menos, 360 mil quilômetros da Terra e sempre despertou a curiosidade humana. Nos anos 60 e 70, a Agência Espacial Americana explorou o lugar bem de perto. Em 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a caminhar na superfície lunar. Passados 40 anos desse feito e depois de mais de uma década sem realizar uma missão lunar, a Nasa lançou um satélite em 18 de junho de 2009 com o objetivo de fazer um mapa 3D da Lua. 

O satélite de observação e detecção de crateras entrou na órbita lunar cinco dias após ser lançado. Com o mapeamento, seria possível “identificar locais de pouso e recursos potenciais, investigar o ambiente de radiação e testar novas tecnologias”.

Os dados poderiam ser usados para preparar futuras missões tripuladas por humanos. Um dos instrumentos foi desenvolvido para observar as interações da radiação com um plástico equivalente a tecido para saber quais seriam os efeitos da radiação lunar em uma pessoa na Lua.

A missão permitiu que a Nasa construísse o mapa mais completo da superfície lunar até aquele momento, com informações detalhadas do lado visível e do lado oculto da Lua. Os estudos não pararam por aí. Em 2013, os cientistas usaram uma tecnologia de comunicação a laser e enviaram uma imagem da pintura da Mona Lisa da Terra para o orbitador lunar.

O equipamento registrou a temperatura e fez imagens de alta resolução, principalmente das regiões polares da Lua. Na época, os cientistas já suspeitavam que poderia haver água nesses locais. Mas essas evidências só viriam a ser confirmadas em 2018. Além dessas informações, a sonda também encontrou crateras recém-formadas pelo impacto de meteoritos.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Bianca Paiva

Apresentação: Roberto Camargo

Publicação web: Marizete Cardoso

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *