E o Vento Levou. O Mágico de Oz. O médico e o monstro. Terra de paixões. Alguns dos grandes filmes que foram gravados na Era de Ouro de Hollywood sob a direção de Victor Fleming. Nascido em 23 de fevereiro de 1889, em Pasadena, na Califórnia, nos Estados Unidos, venceu a infância pobre, conduziu atores como Judy Garland, Clark Gable e Vivien Leigh e se tornou um diretor premiado.
A porta de entrada para o mundo do cinema foi o trabalho como mecânico de automóveis que o levou a conhecer o diretor Allan Dwan. E lhe rendeu um contrato como assistente de câmera em 1911. Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, Fleming serviu na seção de fotografia do Exército. Com o fim do conflito, destacou-se como diretor de cinema mudo.
Em 1932, Fleming dirigiu Red Dust, que em português ganhou o título Terra de Paixões, estrelado pelo galã Clark Gable e pela atriz Jean Harlow. Em 1937, esteve a frente de Marujo Intrépido que rendeu o Oscar de Melhor Ator a Spencer Tracy.
Mas, foi o ano de 1939 que se tornou um marco na carreira de Fleming. O diretor gravou quase todo o filme de fantasia O Mágico de Oz. Mas acabou deixando a direção por outro projeto que também ficaria para a história.
Por insistência de Clark Gable, Fleming foi convocado para dirigir o clássico E o Vento Levou. O longa ganhou oito Oscars, incluindo o de Melhor Filme. E Victor Fleming foi aclamado como melhor diretor.
Em 1948, o cineasta lançou Joana D’Arc. Esse foi seu último trabalho. Victor Fleming morreu de um ataque cardíaco no verão de 1949, aos 59 anos.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: José Carlos Andrade
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Bianca Paica
Publicação web: Liliane Farias