Ouvindo assim, parece até o som de um monitor cardíaco, mas é um convite à pontualidade britânica. Esses seis bipes marcaram por mais de 60 anos a hora certa na rádio pública do Reino Unido. O sinal do horário de Greenwich tocou pela primeira vez na BBC em 5 de fevereiro de 1924 e passou ser usado por outras emissoras mundo a fora.
Assim como o famoso badalar dos sinos do Big Ben, em Londres, o sinal do horário de Greenwich virou uma referência nacional e internacional com as transmissões via rádio. Transmitido geralmente ao final de cada hora com intervalos de um segundo, os bipes tocavam antes do anúncio das principais notícias do momento.
O relógio pip pip, como era chamado, foi criado em 1874. A ideia de transmitir a hora certa no canal de comunicação pública surgiu no final de 1923. O Astrônomo Real Frank Dyson desenvolveu o sinal em parceria com o inventor do relógio de pêndulo livre, Frank Hope-Jones, e apresentou os bipes ao diretor da rádio BBC. O sinal foi alterado em 1990 e o “’Pip pip Clock” foi aposentado.
O Horário Médio de Greenwich ou Tempo Médio de Greenwich, conhecido pela sigla GMT, é uma referência de contagem das horas. Trata-se da média anual do horário de cada dia em que o Sol cruza o Meridiano Principal, ou seja, o Meridiano de Greenwich. Não equivale ao tempo solar. De 1884 a 1972, foi usado como padrão internacional. Depois disso, foi substituído pelo Tempo Universal Coordenado, da sigla UTC.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje:
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
Apresentação: José Carlos Andrade
Edição: Sheily Noleto
Publicação Web: Renata Batista