Baseada em fatos reais, a comédia norte-americana “Golpe de Mestre” levou o prêmio na categoria de Melhor Filme em 2 de abril de 1974. A história, que se passa na década de trinta, envolve uma armadilha para tirar dinheiro de um poderoso chefão do crime e foi uma das películas de maior sucesso da década de setenta.
Como protagonistas, dois astros de Hollywood repetiram a parceria do premiado Butch Cassidy, de 1969. Paul Newman encarnou o golpista experiente Henry Gondorff e Robert Redford interpretou o vigarista Johnny Hooker. A dupla reúne comparsas e coloca em prática um plano para vingar a morte de um amigo em comum.
Algumas interpretações contaram com o acaso. O ator britânico Robert Shaw deu vida ao gangster Doyle Lonnegan. Antes do início das filmagens, Shaw machucou a perna e a forma de andar durante a recuperação acabou fazendo parte da composição do personagem.
Durante as gravações, Robert Redford também estava se recuperando de uma fratura no polegar direito. O ator aparece dando um jeito nas cenas em que precisa manusear algum objeto, como talher, com a mão direita. As filmagens foram quase todas realizadas no estúdios da Universal. O figurino foi cuidadosamente escolhido para remeter à década de trinta. Até na abertura, os diretores usaram uma logo antiga da Universal.
Além de melhor filme, Golpe de Mestre também ganhou o Oscar de direção de arte e decoração de cenário, figurino, direção, edição, trilha sonora, trilha sonora original e roteiro adaptado.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos de Andrade
Publicação web: Patrícia Serrão